Voltando aos bales de repertorio, descobri o quão complicado pode ser a remontagem de um, e quando digo complicado eu não estou brincando a primeira coisa que fiz foi passar o esqueleto da versão da coreografia da fada vermelha também conhecida como fada dos dedos do ballet “A bela adormecia” para a bailarina que o caso foi a Mayara (coitada, sempre sofre nas minhas mãos) para que eu pudesse constatar o que ela conseguia fazer e o que deveria ser adaptado para que ela pudesse fazer uma boa apresentação. Em geral ela conseguia realizar os movimentos que caracterizam a coreografia o que já foi um grande começo, porque caso ela não conseguisse a coreografia teria de ser simplificada ao máximo o que em minha opinião banalizaria a apresentação e a própria bailarina, pois acho que se os professores e a própria bailarina se dispuseram a fazer al apresentação eles que devem se esforçar para alcançar uma media das versões para que o solo, duo ou corpo de baile não fiquem fora dos padrões do repertorio escolhido, ao iniciar a remontagem eu deixei claro para Mayara que aquela coreografia era apenas temporária e que todas as piruetas um dia serão (já estão quase lá) duplas e que assim que ela tivesse melhor controle de giro o de turne irá se transformar em três debulès, por que já tenho uma certa noção do que ela consegue e o que ela pode conseguir se o empenho dela continuar a crescer Para a remontagem eu tive de rever quatro versões do ballet para “firmar” em minha mente o que eu iria passar para ela, foram as versões do Royal de Londres, da Opera de Paris,do Ballet Bolshoi e do Kirov, no final acabei por misturar todas em uma só, mantendo exatamente o que era constante nas quatro. Até que a coreografia estivesse firmada fui eu que a ensaiei sempre chamando a atenção dela para o estilo do solo que é bem complexo pela personagem ser uma fada que deve ser delicada e ao mesmo tempo ter um temperamento extremamente forte e até mesmo em alguns momentos eu diria nervoso e é definitivamente complicado ser delicadamente nervoso através de uma coreografia, para “ajudá-la ” fiz com que ela assistisse pelo menos as versões da Royal e do Kirov que a ajudariam a ter um melhor entendimento do estilo de movimento que a personagem pede e sugeri também que ela procura-se outras versões do solo no you tube até mesmo versões de concursos e mostras, e que seria interessante ver as versões de bailarinas chinesas para técnica. RoyalOpera de ParisMayara
Neste ano a coreografia foi apresentada em um concurso de dança em Guarulhos que infelizmente não pude comparecer e será novamente apresentada se não me engano em Agosto.
Nossa quase ia me esquecendo de um dado importantissimo, a coreografia original desta variação foi feita por Marius Petipa.
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